Com inscrição gratuita, fotógrafos podem  enviar material para o Wiki Loves the Olympics  e Wiki Loves Monuments

Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2016 - Para comemorar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Grupo Wiki Educação Brasil, afiliado à Wikimedia Foundation, lançou, em agosto, a primeira edição do Wiki Loves the Olympics - Rio 2016 e receberá, até o dia 25 de setembro, fotos em alta qualidade das arenas esportivas, revezamento da tocha olímpica, delegações, atletas, além de imagens das competições olímpicas e paralímpicas. O acervo recebido estará disponível no Wikimedia Commons, repositório colaborativo e multimídia da Wikimedia Foundation.

"Todo material coletado visa aprimorar e alimentar os artigos da Wikipédia em seus diversos idiomas, como, por exemplo, artigos biográficos dos atletas e o histórico das modalidades esportivas já publicados na plataforma. A essência da Wikipédia é o compartilhar, a colaboração entre as pessoas. Nada melhor do que um concurso sobre as Olimpíadas, com conteúdo de qualidade e acessível a todos", conta Rodrigo Padula, coordenador de projetos do Grupo Wiki Educação Brasil.  

Além do esporte, cultura! Até o dia 30 de setembro, quem estiver em solo brasileiro também poderá participar do Wiki Loves Monuments, um dos maiores concursos fotográficos do mundo!  As dez melhores fotos serão selecionadas para concorrer na etapa internacional. Em 2015, a etapa brasileira do Wiki Loves Monuments recebeu mais de 4.400 fotos feitas por 411 fotógrafos.  

A inscrição é gratuita e o resultado dos dois concursos será anunciado em outubro. Cada um deles oferece premiação de R$ 6 mil a ser dividida entre os três primeiros colocados. Para conferir outras informações, acesse: http://www.wikimedia.org.br/wlo e http://www.wikimedia.org.br/wlm.

Leave a comment