Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Wikipédia – um dos sites mais acessados do mundo – é palco da campanha #16WikiWomen, uma maratona de edição e tradução que busca reduzir a desigualdade de gênero existente no movimento Wikimedia em todo o mundo. Até o próximo dia 08 de março, dezesseis biografias de personalidades femininas africanas serão editadas em diversas línguas diferentes: árabe, inglês, francês, espanhol, português, mandarim e alemão, além de dialetos africanos, como yorubá e zulu. 

 

Com o objetivo de melhorar os conteúdos publicados na Wikipédia, museus municipais do Rio de Janeiro se reuniram para a primeira maratona de edição Rio de Museus, dia 21/02, no Museu de Arte do Rio (MAR).

 

Promovido pelo grupo Wiki Educação Brasil, filiado à Wikimedia Foundation, com ampla expertise em plataformas wiki, o evento foi organizado com o apoio da gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Comitê Internacional do ICOM para o Desenvolvimento de Coleções – COMCOL.

 

Wikipédia em sala de aula! Nos dias 14 e 21/02 estivemos em São Cristóvão, zona Norte do Rio de Janeiro, para conversar com os professores do Colégio Pedro II sobre ciência aberta e o uso de plataformas colaborativas em projetos pedagógicos. A ação foi fruto da parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e nós, do Wiki Educação Brasil.

Esse foi o título da nossa palestra realizada na décima edição do Campus Party 2017, realizado entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro, em São Paulo. Entre as tradicionais batalhas de robôs, o maior evento de tecnologia e inovação abriu espaço para as plataformas colaborativas. 

De acordo com a Wikimedia Foundation, 67% dos usuários registrados na versão inglesa da Wikipédia têm má conduta online. cerca de 38% dos editores entrevistados haviam sofrido alguma forma de assédio e, posteriormente, mais de metade dos colaboradores se sentiram desmotivados para continuar contribuindo com os sites wiki.

Quem acompanha o meio jornalístico sabe como 2016 foi um ano difícil. As demissões em massa - o famoso passaralho - continuaram e, com isso, editorias foram reduzidas ou extintas, fazendo com que poucos repórteres se desdobrassem para cobrir um número maior de pautas. Naturalmente, o processo seletivo do que será publicado se tornou ainda mais competitivo.

 

Considerado o maior concurso fotográfico do mundo, o Wiki Loves Monuments (WLM), anunciou na noite desta quinta-feira, 15/12, os vencedores da etapa internacional.  Das 15 fotos selecionadas, está o Palácio do Planalto, registrado pelo fotógrafo brasileiro Gastão Guedes.

Em ação inédita, o Brasil participará ativamente da série 100Women, promovida pela BBC World, que, anualmente, elege as 100 mulheres mais influentes do mundo. No encerramento desta quarta edição, dia 08 de dezembro, o Wiki Educação Brasil comandará as edições de verbetes sobre personalidades femininas na Wikipédia lusófona.

Palácio do Planalto - Gastão Guedes - CC BY-SA 4.0

Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2016 - Símbolo da política brasileira, o Palácio do Planalto foi o grande vencedor da etapa nacional do Wiki Loves Monuments 2016. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, este patrimônio histórico é um dos cartões-postais mais famosos de Brasília, capital federal. A foto é de autoria de Gastão Guedes junto com as demais 9 melhores deste edição representarão o Brasil na etapa internacional do maior concurso fotográfico do mundo.

Páginas